domingo, 13 de outubro de 2013

Pinstripes

A história do pinstripe é tão antiga quanto a nossa história, existe relatos que o pinstriping iniciou no antigo Egito. 
Por volta do século XVI d.C o pinstripe foi muito difundido entre os construtores de navegações e carruagens. Esta tecnica chegou às Américas junto com a colonização e foi desenvolvido até a primeira década do século XX. Com a popularização do automóvel e a queda nas vendas das carruagens as personalizações foram esquecidas.
Durante a segunda guerra mundial, a técnica do pinstripe voltou a ser utilização na personalização de bombardeiros americanos, como uma forma de motivação e competição entre os pilotos, e com isso surgiu a técnica de Pinup's. Os Pinup's  eram pinturas contando o histórico de cada aeronave, mostrando a quantidade de missões e combates enfrentados.
 _ 
 
crédito: www.fifties.com.br
Na década de 50, surge o movimento criado KUSTOM KULTURE, criado por Kenny “Von Dutch” Howard, Ed “Big Daddy” Roth and Dean Jeffries. Este Kustom Kulture perdura até os dias de hoje nos pinstripings e pinups que personalizam carros, motos e diversos objetos.

"Um Hot somente será um Hot se houver pinstriping nele!"
Von Dutch
Kenny Howard - Von Dutch
 _ 
O Holandês (Von Dutch) como era conhecido nasceu em 1929, filho de um pintor de painéis e letrista,  com apenas 10 anos de idade já realizava desenhos e escritos com maestria. Aos 15 anos de idade foi trabalhar em uma loja de motocicletas Al Titus, de George Beerup. Certo dia, levou uma motocicleta para casa e lá com os pincéis do pai decorou a moto. Ao trazê-la à oficina o Sr. George viu que poderia ganhar dinheiro com isso e promoveu Von Dutch para a pintura de motos. Durante esta época fez também trabalhos para a fabricante de armas Smith. Os carros nesta época apenas recebiam alguns acabamento finais de frisos, pintados a mão, sendo que o último carro personalizado em linha, artesanalmente, foi em 1938 pela General Motors. A Triumph e Rolls Royce mantiveram seus artesões da personalização e acabamento de pintura em seus produtos.

O primeiro carro a receber a pintura em Pinstriping veio por acidente, Von Dutch estava muito irritado e pegou um carro e começou  a pintar traçaos sem nada específico. Quando terminou, o proprietário do carro viu aqueles "traços" e achou fantástico. E assim sua tecnica ficou conhecida em toda costa oeste. Von Dutch. na década de 50, marcou toda uma geração com seus pinstripes.
            Von Dutch foi o primeiro a customizar carros com a técnica do pinstriping.

Dentre seus legados artísticos temos a sua logomarca olho voando (Flying Eyeball).

            O Holandês morreu em 1992 de complicações alcoólicas. Após sua morte, suas filhas venderam seu nome para uma indústria de confecção que detém a marca Von Dutch comercializando produtos ligados a área por todo o mundo.

Exemplos de pinstripes;

williams_von_dutch_7.jpg (1024×768)

more-pinstripes--large-1114047874-msg-31944-4.jpg (500×375)

1102mt_24_+2010_siknic_custom_truck_show+pinstripes.jpg (799×499)

É isso ai, depois posto outros artista que dominam essa arte!

Abs.

creditos para o site: http://www.pinstripe.com.br/paginas/pinstriping_no_mundo.html

4 comentários:

  1. Que legal, gostei das fotos e das informações.
    Seja bem vindo.

    ResponderExcluir
  2. Realmente os traços são de muito bom gosto. Nada exagerado e bem sucinto. Muito boa a matéria postada. Nunca paramos de aprender. Cada dia é uma surpresa agradável. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da foto que está na lateral da b-25,pois estou fazendo este avião e pretendo fazer esta pintura.Obrigado por deixa fazer este comentário.

    ResponderExcluir